segunda-feira, 15 de março de 2010

Preconceito

Ao ver reportagens sobre o assassinato do cartunista, percebi o quanto as pessoas são preconceituosas e não conseguem disfarçar isso. O papel de um jornalista é informar, de dar a notícia. Quando ouvi relacionarem "indiretamente" o assassinato ao Santo Daime pensei: Será que se fossem duas pessoas da religião Católica enfatizariam na notícia a religião deles? Ou se fossem dois evangélicos? Afinal, não vejo frequentadores do Santo Daime se matando por aí por causa das crenças e práticas de sua religião, muito pelo contrário, os frequentadores que conheci são pessoas calmas, muito gentis, atenciosas...

Quando um pai ou uma mãe mata o filho ou filha, como vimos no caso da menina Isabela, ninguém parou para indagar qual seria a religião deles, e na minha opinião não deveriam mesmo. Não importa a religião dos envolvidos, o que importa é o fato. É claro que quando falamos de ceitas, nas quais existem os ditos sacrifícios, etc, é outra história.

Nunca vi religião definir caráter. Existem pessoas maravilhosas no mundo que não têm religião. Existem pessoas horríveis em todas as religiões. O fato é: um rapaz, que já tem em seu histórico problemas relacionados ao uso de drogas, cometeu um crime. Sim, pq o uso de drogas influi muito no comportamento, e já existiram vários casos de assassinatos, violência, etc, praticados por pessoas que haviam feito uso das mesmas. As drogas associadas a um
déficit de caráter, ou até mesmo sem ele, mas associadas a outros problemas psicológicos, emocionais, etc, podem levar o indivíduo a cometer atos como esse.

O preconceito anda junto com a falta de conhecimento. As pessoas tendem a ter medo do desconhecido, e ao invés de procurarem conhecer, se informar, preferem discriminar, falar mal, "agredir".

Fico indignada ao ver a notícia ser transmitida dessa maneira, principalmente por muitos desses veículos serem formadores de opinião. Isso só faz aumentar o preconceito já existente na sociedade, e junto com ele a discriminação e até mesmo a violência dos mais intolerantes.

2 comentários:

  1. Vanessa... Adorei este texto e concordo totalmente com você. As pessoas tem o pior tipo de preconceito que existe: O velado. Elas tem preconceitos com um monte de coisas e adoram esconder para fingir que são "modernas", quando na verdade são hipócritas.

    Demorei para passar por aqui e ler os textos... Erro que não cometerei mais. Você escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada!!! Fico feliz que tenha gostado. Não costumo gostar do que eu escrevo. rs E escrevo pouco também. rs Mas gostarei muito de suas visitas e comentários por aqui. :-)

    ResponderExcluir